Tem como proposta articular saberes desenvolvidos por diferentes abordagens da psicologia clínica e as várias áreas da neurociência. Constituem-se como campo específico de conhecimento os aspectos clínicos do adoecimento neurológico, a neuropsicologia do desenvolvimento, bem como os circuitos neurais subjacentes a processos emocionais e cognitivos. Determinações socioculturais implicadas na constituição do sujeito e suas relações com o desenvolvimento, estrutura e funcionamento do sistema nervoso também são aspectos de interesse. De acordo com esta perspectiva, podem ser desenvolvidos estudos teóricos ou empíricos, envolvendo dados clínicos, correlacionais e experimentais. Dentre os temas de interesse, destacam-se: a investigação de instrumentos e práticas de avaliação e reabilitação neuropsicológica ao longo do desenvolvimento e envelhecimento saudável e patológico; a investigação dos sistemas neurais envolvidos na memória, emoção, plasticidade neural e consciência; estudos experimentais de transtornos mentais por meio de modelos animais; etiologia e expressão de diferentes transtornos mentais; desenvolvimento infantil e o estabelecimento de vínculos afetivos.
Professores vinculados