O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio tem sólida tradição de pioneirismo e excelência no contexto da formação stricto sensu. Tanto o Mestrado, primeiro curso do país na área, implantado em 1966, quanto o Doutorado, implantado em 1985, têm buscado desenvolver a pesquisa de ponta em temas essenciais para a comunidade científica e para a sociedade, sobretudo no campo da Psicologia Clínica.
O reconhecimento por parte da comunidade tem sido extremamente favorável. Ambos os cursos vêm apresentando demanda significativa de interessados e a procura tem crescido a cada processo seletivo. Desde 2013, o Departamento de Psicologia da PUC-Rio tem passado por amplo processo de renovação do seu quadro docente. O processo de renovação do quadro docente tem sido cuidadosamente planejado e realizado por meio de seleção pública. Tem-se mantido a preocupação de preservar a área de concentração do Programa, a Psicologia Clínica, campo fundamental da Psicologia, cujo aperfeiçoamento depende, necessariamente, de pesquisas básicas e aplicadas.
O fluxo de entrada e saída de docentes, nesse período, tem resultado na gradativa redefinição das linhas de pesquisa, com objetivos de promover a melhor integração entre os docentes, incentivar novos intercâmbios institucionais nacionais e internacionais, aumentar a produção intelectual individual e as parcerias. Em virtude da mudança do quadro docente e com vistas a atender as demandas de ensino, pesquisa e inserção social, houve a necessidade de revisar as linhas de pesquisa vigentes.