Clique nas disciplinas para mais informações Epistemologia Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre os impasses epistemológicos constitutivos da Psicologia, em particular dentro do campo de estudos do doutorado, refinando o instrumental metodológico para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, e da dissertação e da tese. Ementa: Condições de surgimento da Psicologia, debates filosóficos clássicos em Epistemologia, o estatuto científico da Psicologia, a questão da demarcação e das abordagens metodológicas em Psicologia Clínica. Bibliografia Principal: FOUCAULT, M. La psychologie de 1850 à 1950. Dits et écrits. Paris: Gallimard, 1994. POPPER, K.R. Conjecturas e refutações. Brasília: Editora da UnB, 1980. STENGERS, I. A invenção das ciências modernas. São Paulo: Editora 34, 2002. Bibliografia Complementar: BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1938. CHALMERS, A. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1983. GASTON-GRANGER, G. A ciência e as ciências. São Paulo: UNESP, 1993. Estágio em docência na graduação I Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografia Estágio em docência na graduação II Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografia Ensino em psicologia Critério de avaliação: 12 Objetivos: Capacitar o discente em aspectos básicos do ensino superior em psicologia, fomentando habilidades para planejar, organizar, desenvolver e avaliar uma disciplina. Ementa: Caracterização do perfil profissional do professor. Discussão sobre o papel do docente. Relação docente-discente. Habilidades e competências relevantes para o ensino de psicologia. Desenvolvimento de plano de aula. Seleção e uso de referências bibliográficas. O ensino não-presencial e não-síncrono. Novas ferramentas e tecnologias de ensino. Elaboração de materiais audiovisuais. Uso de recursos didáticos. Estratégias de avaliação discente e docente. Bibliografia Principal: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. JARVIS, M. The psychology of effective learning and teaching. Cheltenham: Nelson Thornes, 2005. SEKKEL, M.C.; BARROS, C.C. (org.). Licenciatura em psicologia: temas atuais. São Paulo: Zagodoni, 2013. Bibliografia Complementar: AZZI, R.G.; BATISTA, S.H.S.S.; SADALLA, A.M.F.A. (org.). Formação de professores: discutindo o ensino de Psicologia. 2ª ed. Campinas: Alínea, 2016. BORDENAVE, D.J.; PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1977. KUH, G.D. et al. Student success in college: Creating conditions that matter. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2011. Exame de qualificação do doutorado * Critério de avaliação: 13 Objetivos: Realizar a qualificação do projeto de pesquisa de doutorado. Ementa: Exame a ser realizado no campo de conhecimento em que se insere a Tese, devendo incluir a apresentação e defesa oral do projeto de Tese de Doutorado. Sem bibliografia Produção científica no doutorado * Critério de avaliação: 13 Objetivos: O objetivo desta disciplina é fomentar a divulgação de resultados da pesquisa realizada à comunidade científica e à sociedade em geral. Pretende-se, com esse recurso, ampliar e qualificar a produção discente, tendo em vista que a produção intelectual é um dos indicadores de excelência na formação acadêmica. Ementa: Submissão de dois artigos relacionados à pesquisa de Tese, visando à publicação em periódicos nacionais ou internacionais devidamente indexados e qualificados. Sem bibliografia Tese * Critério de avaliação: 13 Objetivos: Elaborar a tese de doutorado. Ementa: Promover o desenvolvimento da tese de doutorado. Sem bibliografia * Disciplina de zero crédito; todas as demais disciplinas são de 3 créditos. Clique nas disciplinas para mais informações Grupo de Métodos Métodos quantitativos Critério de avaliação: 12 Objetivos: Apresentar os fundamentos da ciência moderna e as etapas de uma pesquisa científica quantitativa, desde o delineamento até apresentação dos resultados. Ementa: Princípios da ciência. Método da pesquisa científica. Características, classificação, etapas de uma pesquisa. Fenômenos psicológicos: construtos e variáveis. Problemas de pesquisa, objetivos, hipóteses. Tipos de delineamentos. Estatística descritiva e inferencial. Psicometria: validade, fidedignidade. Análise de dados: teste t, ANOVA, correlação, regressão. Bibliografia Principal: DANCEY, C.P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para a psicologia. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. KERLINGER, F.N.; LEE, H.B. Foundations of behavioral research. Boston: Wadsworth, 2000. SAMPIERI, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, M.P.B. Metodologia de pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Penso, 2013. Bibliografia Complementar: FIELD, A.; MILES, J.; FIELD, Z. Discovering statistics using R. Thousand Oaks: Sage Publications, 2012. PASQUALI, L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010. POPPER, K.F. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2003. Código: 2309 Critério de avaliação: 12 Objetivo: Caracterizar e apresentar diferentes delineamentos de pesquisa conceitual, qualitativa e de estudo de caso clínico em psicologia. Fornecer subsídios para o uso de métodos conceituais, qualitativos e de caso clínico em pesquisa. Discutir questões éticas de pesquisa em psicologia. Ementa: Caracterização e delineamento de pesquisa conceitual, qualitativa e de estudo de caso clínico. Pesquisa teórica. Estudo de caso clínico. Análise de conteúdo. Análise de discurso. Estudo de casos. Estudo de caso único. Pesquisa documental. Pesquisa-intervenção. Questões éticas em pesquisa. Bibliografia Principal FULGÊNCIO, L. et al. (org.). Modalidades de pesquisa em psicanálise: métodos e objetivos. São Paulo: Zagodoni, 2018. POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2014. YIN, R.K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2017. Bibliografia Complementar BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016. BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2015. BIRMAN, J. Ensaios de teoria psicanalítica. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. Grupo de Abordagens Teóricas Código: 2310 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Abordar os principais conceitos que fundamentam a teoria e a prática psicanalíticas desde Freud até atualidade. Ementa: Apresentação e discussão das tópicas freudianas: inconsciente/pré-consciente/consciente; ego/Id/superego. Levantamento e problematização das principais questões metapsicológicas. Os dualismos pulsionais; Discussão de temas ligados à técnica psicanalítica e suas diferentes abordagens clínicas: transferência/contratransferência e regressão; repetição e resistência; fantasia e relações de objeto. Dimensões intrapsíquica e intersubjetiva da teoria e da clínica. Bibliografia Principal: FREUD, S. Artigos sobre metapsicologia. Edição standard das obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1969. FREUD, S. Artigos sobre técnica. Edição standard das obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1969. FREUD, S. O ego e o id. Edição standard das obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1969. Bibliografia Complementar: FERENCZI, S. Transferência e introjeção. Obras completas I. São Paulo: Martins Fontes, 1991. KLEIN, M. Contribuições à Psicanálise. São Paulo: Mestre Jou, 1981. LACAN, J. O Seminário XI. Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. Código: 2320 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Apresentar a história do desenvolvimento da área da psicologia social, suas vertentes, métodos de pesquisa e aplicações. Ementa: Delimitação da psicologia social enquanto área de estudo. Origens e história da psicologia social. A crise da psicologia social da década de 1970 e as vertentes de psicologia que surgiram. Métodos de pesquisa em psicologia social. Aplicações práticas da psicologia social. Bibliografia Principal: CAMINO, L. et al (org.). Psicologia social: temas e teorias. Brasília: Technopolotik, 2014. CAMPOS, R. H. F.; GUARESCHI, P. (org.). Paradigmas em psicologia social: a perspectiva latinamericana. Petrópolis: Vozes, 2000. FARR, R. Raízes da psicologia social moderna. Petrópolis: Vozes, 2001. Bibliografia Complementar: RODRIGUES, A.; ASSMAR, E.; JABLONSKI, B. Psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2013. TORRES, C.V.; NEIVA, E.R. (org.). Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011. VALA, J.; MONTEIRO, M. Psicologia social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2013. Código: 2330 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Apresentar os fundamentos teóricos da psicodinâmica familiar e conjugal. Discutir as principais abordagens sistêmicas e psicanalíticas na clínica de família e casal. Analisar as possibilidades de articulação teórico-clínica nas intervenções com famílias, casais e crianças. Estudar a importância da intersubjetividade no início da vida. Ementa: Fundamentos da psicodinâmica familiar e conjugal. Abordagens sistêmicas e psicanalíticas em psicoterapia de família e casal. Articulação das diferentes abordagens teórico-clínicas no campo das intervenções com famílias, casais e crianças. Promoção de saúde emocional na família e no casal. Intersubjetividade e constituição psíquica. Clínica dos primórdios. A infância e o infantil em psicanálise. Bibliografia Principal: BRUN, A.; ROUSSION, R.; ATTIGUI, P. Évaluation clinique des psychothérapie psychanalytique: dispositifs individuels groupaux et institutionnels. Paris: Dunod, 2016. FLASKAS, C.; POCOCK, D. (org.). Systems and psychoanalisis: contemporary integrations in family therapy. London: Karnac Books, 2009. NICHOLS, M.P.; SCHWARTZ, R.C. Terapia familiar: conceitos e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2007. Bibliografia Complementar: DICKS, H.V. Marital Tensions: clinical studies toward a psychological theory of interaction. London: Routledge, 2015. FÉRES-CARNEIRO, T. (org.). Família e casal: filiação, intergeracionalidade e violência. Rio de Janeiro: Prospectiva/EDPUC-Rio, 2019. ZORNIG, S.A. A criança e o infantil em psicanálise. São Paulo: Escuta, 2000. Código: 2340 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Articular saberes desenvolvidos por diferentes abordagens da psicologia clínica e as várias áreas da neurociência Ementa: Discutir áreas específicas do conhecimento relacionados com aspectos clínicos do adoecimento neurológico, a neuropsicologia do desenvolvimento, bem como os circuitos neurais subjacentes a processos emocionais e cognitivos. Bibliografia Principal: ANDRADE, M.V.; SANTOS, F.H.; BUENO, O.F.A. (org.). Neuropsicologia hoje. Porto Alegre: Artmed, 2004. PURVES, D. et al. Neurociências. Porto Alegre: Artmed, 2010. SACKS, O. O homem que confundiu a sua mulher com um chapéu. Rio de Janeiro: Cia das Letras, 2013. Bibliografia Complementar: DAMÁSIO, A.R. O erro de Descartes. Rio de Janeiro: Cia das Letras, 1998. EAGLEMAN, D. Cérebro: uma biografia. São Paulo: Rocco, 2017. KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. Princípios da neurociência. São Paulo: Manole, 2003. Código: 2350 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Apresentar aos alunos as principais abordagens teóricas para a compreensão do desenvolvimento humano e dos processos de saúde-doença ao longo do ciclo vital. Proporcionar uma compreensão biopsicossocial do desenvolvimento humano e suas implicações nas práticas de cuidado ao longo do ciclo vital. Ementa: Teorias do desenvolvimento humano; características biológicas e psicossociais do desenvolvimento humano; psicopatologia ao longo do ciclo vital; avaliação psicológica aplicada às diferentes etapas do ciclo vital. Bibliografia Principal: BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011. LURIA, A.R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Icone, 2013. VYGOTSKI, L.S.A. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2011. Bibliografia Complementar: BORSA, J.C.; BANDEIRA, D.R. (org.). Comportamento agressivo na infância: da teoria à prática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014. DE SALLES, J.; MALLOY-DINIZ, L.F; HAASE, V.G. (org.). Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2016. KELLER, H.; POORTINGA, Y.H.; SCHÖLMERICH, A. (org.). Between culture and biology: perspectives on ontogenetic development. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. Clique nas disciplinas para mais informações Psicanálise e corpo Código: 2311 Critério de avaliação: 12 Objetivos: O objetivo do curso é percorrer o tema do corpo, demarcando seu estatuto em Freud, nos pós-freudianos e na psicanálise contemporânea. Ementa: Problematizar o estatuto do corpo na teoria psicanalítica. Investigar a presença do corpo nos sintomas contemporâneos. Problematizar as relações entre corpo e representação, corpo e afeto, corpo e sintoma. Bibliografia Principal: BIRMAN, J. O corpo, o afeto e a intensidade em psicanálise. Mal-estar na atualidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. LECLAIRE, S. O corpo erógeno. São Paulo: Escuta, 1992. WINOGRAD, M. Freud e a fábrica da alma: sobre a relação corpo-psiquismo em psicanálise. Curitiba, Appris, 2013. Bibliografia Complementar: BUSSAGLI, M. Le corps, anatomie et symboles. Paris: Hazan, 2006. COSTA, J.F. O vestígio e aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. FREUD, S. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1972. Relações de objeto Código: 2312 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Abordar os principais autores da psicanálise que investigaram teórica e clinicamente o tema das relações de objeto Ementa: Priorizando a chamada escola britânica de psicanálise, o curso tem como objetivo discutir os principais conceitos de autores pós-freudianos que, na esteira de Ferenczi, se dedicaram a investigar as relações objetais nos primórdios dos processos de subjetivação. Dentre eles destacam-se Melanie Klein, Michael Balint, Donald Winnicott, Ronald Fairbairn e Wilfred Bion. Bibliografia Principal: BALINT, M. Primary love and psycho-analytic technique. London: Hogarth Press, 1980. FERENCZI, S. Transferência e introjeção. Obras completas I. São Paulo: Martins Fontes, 1991. KLEIN, M. Contribuições à psicanálise. São Paulo: Mestre Jou, 1981. Bibliografia Complementar: BION, W.R. Learning with experience. New York: Basic Books, 1962. FAIRBAIRN, W.R.D. Psychoanalytic studies of the personality. London: Routledge, 1994. GREENBERG, J.R.; MITCHELL, S.A. Relações objetais na teoria psicanalítica. Porto Alegre: Artmed, 1994. Questões em clínica psicanalítica Código: 2313 Critério de avaliação: 12 Objetivos: O objetivo do curso é examinar as especificidades da clínica psicanalítica, em suas diferentes abordagens teóricas e, ao mesmo tempo, refletir sobre a clínica na contemporaneidade, demonstrando que não existe metapsicologia sem história. As ferramentas clínicas acompanham as mudanças subjetivas das diferentes épocas, que se manifestam nos modos de sofrimento psíquico. Ementa: Diferentes abordagens teóricas na clínica psicanalítica. Sintomas contemporâneos. Bibliografia Principal: FREUD, S. A dinâmica da transferência. Obras completas, vol. 12. Rio de Janeiro: Imago, 1976. FREUD, S. O mal-estar na civilização e outros textos. Obras completas, vol. 18. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. SAROLDI, N. O mal-estar na civilização: as obrigações do desejo na era da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. Bibliografia Complementar: COSTA, J.F. O vestígio e aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. GREEN, A. Conferências brasileiras de André? Green: metapsicologia dos limites. Rio de Janeiro: Imago, 1990. RITTER, P. Neuroses atuais e patologias da atualidade. São Paulo: Pearson, 2014. Cognição social Código: 2321 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Apresentar pesquisas e teorias sobre os processos cognitivos que fundamentam as maneiras como os indivíduos interpretam e interagem no mundo social. Ementa: Histórico dos estudos de cognição social. Evolução humana: filogênese e ontogênese. Processamento automático e deliberado. Heurísticas e vieses. Esquemas. Atitudes. Autoesquemas e autoestima. Estereótipos. Preconceito. Processos atribucionais. Bibliografia Principal: CARLSTON, D.E. Oxford handbook of social cognition. Oxford: Oxford University Press, 2014. FISKE, S.T.; TAYLOR, S.E. Social cognition: from brains to culture. 3rd ed. Nova York: Sage Publications, 2016. HAMILTON, D. Social cognition: key readings. New York: Psychology Press, 2005. Bibliografia Complementar: GAWRONSKI, B.; PAYNE, B.K. Handbook of implicit social cognition: measurement, theory, and applications. New York: Guilford Press, 2010. NELSON, T.D. Handbook of prejudice, stereotyping, and discrimination. New York: Psychology Press, 2016. PETTY, R. E.; FAZIO, R. H.; BRIÑOL, P. Attitudes: insights from the new implicit measures. New York: Psychology Press, 2008. Psicologia das massas Código: 2322 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Introduzir o aluno ao tema da psicologia das massas e dos processos coletivos em geral e, especificamente, aqueles baseados em totalitarismos e marcados pela violência coletiva. Ementa: Psicologia das massas e análise do eu. Totalitarismos. Fascismos. Processos coletivos versus processos individuais. Formação das massas. Bibliografia Principal: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. HENRIQUEZ, E. Da horda ao Estado: psicanálise do vínculo social. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. KONDER, L. Introdução ao fascismo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2001. Bibliografia Complementar: ADORNO, T. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo: UNESP, 2015. DUPUY, J-P. Introduction aux sciences sociales: logique des phénomènes collectifs. Paris: Calmann-Lévy, 1992. ZIZEK, S.; BARICHELLO, L. O sujeito incômodo: o centro ausente da ontologia política. São Paulo: Boitempo, 2016. Psicologia, racismo e violência Código: 2323 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Estudar os seguintes temas, a partir de artigos científicos, com métodos qualitativos, em Psicologia Social: direitos humanos, racismo, violência, migração/refúgio. Ementa: Refletir sobre a violência em sua articulação com o tema dos direitos humanos. Definir e compreender o racismo, em especial no contexto brasileiro, sendo produto e produtor de subjetividade em geral e de trauma em particular. Estudar a xenofobia configurando um mundo de divisões em um contexto de globalização sem fronteiras. Bibliografia Principal: KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2019. ROMERO, M.L. Cartografias de experiências urbanas: corpo, pensamento e cidade em movimento. Curitiba: Appris, 2018. Bibliografia Complementar: BENTO, M.A.; CARONE, I. Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2014. CESÁIRE, A. Discurso sobre o colonialismo. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2010. MBEMBE, A. Necropolítica. Rio de Janeiro: N-1 Edições, 2015. Clínica dos primórdios e constituição psíquica Código: 2331 Critério de avaliação: Objetivos: Analisar a relação entre os processos de simbolização primários e a clínica dos primórdios, ressaltando a importância da intersubjetividade na constituição psíquica. Estudar as problemáticas relacionadas aos primórdios da subjetivação. Discutir as contribuições das pesquisas sobre a primeira infância para a clínica psicanalítica com crianças e adultos. Ementa: Intersubjetividade e constituição do psiquismo. Função dos objetos primordiais nos processos de simbolização primários. Relação entre materno e maternidade. Infância e infantil na clínica psicanalítica. Sensorialidade, ritmo e temporalidade nos primórdios da subjetivação. Clínica dos primórdios e sofrimentos narcísicos. Bibliografia Principal: ARAGÃO, R. O; ZORNIG, S. Continuidade e descontinuidade no processo de subjetivação do bebê. São Paulo: Escuta, 2018. CICCONE, A. La psychanalyse à l?epreuve du bébé. Paris: Dunod, 2014. LEBOVICI, S. O bebê, a mãe e o psicanalista. Porto Alegre: Artmed, 1986. Bibliografia Complementar: GREEN, A. Sobre a loucura pessoal. Rio de Janeiro: Imago, 1988. ROUSSILLON, R; Golse, B. (org.). La naissance de l?objet. Paris: PUF, 2010. ZORNIG, S. A infância e o infantil em psicanálise. São Paulo: Escuta, 2008. Conjugalidades contemporâneas Código: 2332 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Apresentar os conceitos de conjugalidade e de identidade conjugal. Estudar arranjos conjugais contemporâneos, dissolução da conjugalidade e recasamento. Discutir temas atuais e suas implicações na transformação das conjugalidades. Ementa: Construção da identidade conjugal. Conjugalidade e ciclo vital. Arranjos conjugais contemporâneos. Dissolução da conjugalidade. Recasamento. Temáticas contemporâneas: sexualidades, relações amorosas virtuais, infidelidade, violência conjugal, litígios. Bibliografia Principal: DEL PRIORE, M. Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Planeta, 2011. FÉRES-CARNEIRO, T. (org.). Casal e família: teoria, pesquisa e clínica. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Prospectiva, 2017. WILLI, J. Growing together staying together: preserving marriage and family in the face of personal change. Los Angeles: Tarcher, 1992. Bibliografia Complementar: CLULOW, C. Adult attachment and couple psychotherapy. London: Routledge, 2001. GIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Unesp, 1993. TISSERON, S. Virtuel, mon amour: penser, aimer, souffrir à l?ère des nouvelles technolo-gies. Paris: Albin Michel, 2008. Processos de subjetivação e vínculos familiares Código: 2333 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Abordar a constituição da subjetividade, a partir de perspectivas teóricas que articulam as dimensões intra e interpsíquica. Apresentar compreensões clínicas sobre vínculos significativos para o desenvolvimento emocional, enfocando os aspectos integradores e dessubjetivantes. Discutir problemáticas contemporâneas das relações geracionais e o impacto das diversas situações de vulnerabilidade na vida familiar. Ementa: Processos de subjetivação. Realidade psíquica do sujeito e realidade grupal. Concepções de família e modelos de vínculos. Interações geracionais. Parentalidade e filiação. Transmissão psíquica familiar e trauma. Escuta e intervenções clínicas em contextos de vulnerabilidade relacional. Bibliografia Principal: ARAGÃO, R.O.; ZORNIG, S.A-J. Continuidade e descontinuidade no processo de subjetivação do bebê. São Paulo: Escuta, 2018. CORREA, O.R. (2001). Os avatares da transmissão psíquica geracional. São Paulo: Escuta. KÄES, R. Um singular plural: a psicanálise à prova do grupo. São Paulo: Loyola, 2011. Bibliografia Complementar: EIGUER, A. O parentesco fantasmático: transferência e contratransferência em terapia familial psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995. GOMES, I.; ASSUMPÇÃO, F.; LEVISKY, R.B. (org.). Diálogos psicanalíticos sobre família e casal. São Paulo: Zagodoni Editora, 2012. TEODORO, M.; BAPTISTA, M.N. (org.). Psicologia de família: teoria, avaliação e intervenção. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. Current trends in neuroscience Código: 2341 Critério de avaliação: 12 Objetivos: To familiarize students with current trends in neuroscience, including research on novel topics and use of cutting-edge methodology Ementa: Paradigmatic shifts in neuroscience. Emerging fields of research. New methodological approaches in neuroimaging, computer science and physiology. Future applications of neuroscience. Bibliografia Principal: FELDMAN-BARRETT, L. Handbook of emotions. Nova York: Guilford Press, 2018. FISKE, S.T.; TAYLOR, S.E. Social cognition: from brains to culture. Nova York: Sage Publications, 2016. OCHSNER, K.; KOSSLYN, S.M. The oxford handbook of cognitive neuroscience. Oxford: Oxford University Press, 2017. Bibliografia Complementar: BANICH, M.T.; COMPTON, R.J. Cognitive neuroscience. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. KANDEL, E. et al. Principles of neural science. 5ª ed. Nova York: McGraw-Hill Education, 2012. EAGLEMAN, D. The brain: the story of you. Nova York: Vintage Books, 2017. Principles of cognitive neuroscience Código: 2342 Critério de avaliação: 12 Objetivos: This course aims to provide students with a foundation in the field that studies the intricate links between the mind, the brain, and behavior. Ementa: Understand basic concepts of cognitive neuroscience including dominant theories of the neural underpinnings of a variety of cognitive processes and the research that has led to those theories. Bibliografia Principal: BANICH, M.T.; COMPTON, R.J. Cognitive neuroscience. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. KANDEL, E. et al. Principles of neural science. 5ª ed. Nova York: McGraw-Hill Education, 2012. PURVES, D. et al. Principles of cognitive neuroscience. 2ª ed. Sunderland: Sinauer Associates Inc Publishers, 2012. Bibliografia Complementar: EAGLEMAN, D. The brain: the story of you. Nova York: Vintage Books, 2017. PINKER, S. Enlightenment now: the case for reason, science, humanism, and progress. Londres: Penguin Books, 2018. RUGG, M.D. Cognitive neuroscience. Hove: Psychology Press, 2013. Parentalidade e desenvolvimento humano Código: 2351 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Estimular a discussão referente a parentalidade, a partir de diferentes perspectivas teóricas, discutindo sua importância no desenvolvimento humano. Ementa: Discutir a parentalidade no desenvolvimento humano em modelos culturais ou trajetórias de desenvolvimento diversas. Apresentar evidências empíricas de estudos contemporâneos nessa área, dentro de um modelo que busque articular os aspectos naturais e culturais desse processo. Bibliografia Principal: KELLER, H.; POORTINGA, Y.H.; SCHÖLMERICH, A. (org.). Between culture and biology: perspectives on ontogenetic development. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. PESSÔA, L.F; MENDES, D.M.L.F; SEIDL-DE-MOURA, M.L. Parentalidade: diferentes perspectivas, evidências e experiências. Curitiba: APPRIS, 2018. RUBIN, K.H.; CHUNG, O.B. (org.). Parenting beliefs, behaviors, and parent-child relations: a cross-cultural perspective. New York: Psychology Press, 2006. Bibliografia Complementar: HARKNESS, S.; SUPER, C.M. (org.). Parents? cultural belief systems: their origins, expressions and consequences. New York: The Guilford Press, 1996. SEIDL-DE-MOURA (org.). O bebê do século XXI e a psicologia em desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. SIGEL, I.; MCGILLICUDDY-DELISI, A.; GOODNOW, J. Parental belief systems: the psychological consequences for children. 2ª ed. New York: Psychology Press, 2016. Temas em psicanálise 1 Código: 2314 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Discutir questões contemporâneas sobre psicanálise, clínica e cultura. Ementa: Questões contemporâneas sobre psicanálise, clínica e cultura (temas variáveis). Bibliografia: Variável. Temas em psicanálise 2 Código: 2315 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Discutir questões contemporâneas sobre psicanálise, clínica e cultura. Ementa: Questões contemporâneas sobre psicanálise, clínica e cultura (temas variáveis). Bibliografia: Variável. Temas em psicologia social 1 Código: 2324 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Discutir questões atuais sobre psicologia social. Ementa: Temas atuais sobre psicologia social (temas variáveis). Bibliografia: Variável. Temas em psicologia social 2 Código: 2325 Critério de avaliação: Objetivos: Discutir questões atuais sobre psicologia social. Ementa: Temas atuais sobre psicologia social (temas variáveis). Bibliografia: Variável Temas em família, casal e criança 1 Código: 2334 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Discutir questões contemporâneas sobre família, casal e criança. Ementa: Questões contemporâneas sobre família, casal e criança (temas variáveis) Bibliografia: Variável. Temas em família, casal e criança 2 Código: 2335 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Discutir questões contemporâneas sobre família, casal e criança. Ementa: Questões contemporâneas sobre família, casal e criança (temas variáveis) Bibliografia: Variável. Temas em clínica e neurociências 1 Código: 2343 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Discutir questões atuais sobre clínica e neurociências. Ementa: Temas atuais sobre clínica e neurociências (temas variáveis). Bibliografia: Variável. Temas em clínica e neurociências 2 Código: 2344 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Discutir questões atuais sobre clínica e neurociências. Ementa: Temas atuais sobre clínica e neurociências (temas variáveis). Bibliografia: Variável. Temas em saúde e desenvolvimento 1 Código: 2352 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Discutir questões atuais sobre saúde e desenvolvimento humano. Ementa: Temas atuais sobre saúde e desenvolvimento humano (temas variáveis). Bibliografia: Variável. Temas em saúde e desenvolvimento 2 Código: 2353 Critério de avaliação: Objetivos: Discutir questões atuais sobre saúde e desenvolvimento humano. Ementa: Temas atuais sobre saúde e desenvolvimento humano (temas variáveis). Bibliografia: Variável. Neuropsicologia clínica Código: 2345 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver a capacidade de avaliar funções neuropsicológicas e planejar intervenções neurocognitivo-comportamentais para pacientes com alterações neurológicas e neuropsiquiátricas. Ementa: A história da neuropsicologia. As funções neuropsicológicas e sua relação com a organização do Sistema Nervoso Central. Metodologias de avaliação neuropsicológica. Técnicas de reabilitação neuropsicológica. Bibliografia Principal: DOS SANTOS, F.H.; ANDRADE, V.M.; BUENO, O.F.A. Neuropsicologia hoje. Porto Alegre: Artmed, 2015. MIOTTO, E.C.; LUCIA, M.C.S., SCAFF, M. Neuropsicologia clínica. Rio de Janeiro: Roca, 2017. WINSON, R.; WILSON, B.; BATEMAN, A. The brain injury rehabilitation workbook. Londres: Guilford Press, 2017. Bibliografia Complementar: KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. Princípios da neurociência. São Paulo: Manole, 2003. LENT, R. Cem bilhões de neurônios. Porto Alegre: Artmed, 2002. SACKS, O. O homem que confundiu a sua mulher com um chapéu. Rio de Janeiro: Cia das Letras, 2013. Avaliação e reabilitação neuropsicológica ao longo do ciclo vital Código: 2354 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Apresentar os princípios da neuropsicologia clínica que fundamentam a avaliação e reabilitação neuropsicológica ao longo do ciclo vital. Introduzir os principais testes para avaliação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Apresentar as principais técnicas de reabilitação cognitiva para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Apresentar e discussão de casos clássicos da neuropsicologia clínica percorrendo diferentes etapas do desenvolvimento cognitivo diferenciando dos transtornos psiquiátricos e doenças neurológicas. Ementa: Princípios da avaliação e reabilitação neuropsicológica ao longo do ciclo vital (criança, adolescente, adulto e idoso). Testes neuropsicológicos para diferenciar desenvolvimento típico de transtornos do neurodesenvolvimento e doenças neurológicas. Estratégias de estimulação e compensação para reabilitação neuropsicológica de crianças, pacientes neurológicos e idosos. Bibliografia Principal: DE SALLES, J.; MALLOY-DINIZ, L.F; HAASE, V.G. Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2016. DOS SANTOS, F; ANDRADE, V. M.; BUENO, O. F. A. Neuropsicologia hoje. Porto Alegre: Artmed, 2015. WINSON, R.; WILSON, B.A.; BATEMAN, A. The brain injury rehabilitation workbook. London: Guilford Press, 2017. Bibliografia Complementar: MATLIN, M.W. Psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2004. MESULAN, M.M. Principles of behavioral and cognitive neurology. Oxford: Oxford Press, 2000. STENBERG, R.J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. Avaliação psicológica na infância Código: 2355 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Discutir os fundamentos e prática da avaliação psicológica de crianças. Em especial, pretende-se discutir o caráter sistêmico e dinâmico da avaliação psicológica enquanto um processo complexo de coleta de dados que requer o uso de diferentes estratégias, técnicas e instrumentos de investigação. Ementa: Características cognitivas, comportamentais e socioemocionais do desenvolvimento infantil. A importância do contexto social, familiar e escolar para o desenvolvimento da criança. Legislação e diretrizes técnicas para a realização da avaliação psicológica. O processo da avaliação psicológica de crianças. Principais ferramentas e estratégias de coleta de dados com e sobre crianças. Contribuições da teoria biopsicossocial para integração e interpretação dos dados. Ética na avaliação psicológica de crianças e suas famílias. Devolução dos resultados e aconselhamento parental. Bibliografia Principal: HUTZ et al. (org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016. LINS, M.R.C.; BORSA, J.C. (org.). Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis: Vozes, 2017. LINS, M.R.C.; MUNIZ, M.; CARDOSO, L. (org.). Avaliação psicológica infantil. São Paulo: Hogrefe, 2018. Bibliografia Complementar: BORSA, J.C. (org.). Avaliação psicológica aplicada a contextos de vulnerabilidade psicossocial. São Paulo: Vetor, 2019. HUTZ, C.S.; BANDEIRA, D.R.; TRENTINI, C.M. (org.). Avaliação psicológica da inteligência e da personalidade. Porto Alegre: Artmed, 2018. WESCHLER, S.M.; NAKANO, T.C. O desenho infantil: forma de expressão cognitiva, criativa e emocional. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. Pesquisa em psicopatologia descritiva Código: 2356 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Capacitar o uso e interpretação de instrumentos de avaliação na pesquisa em psicopatologia. Proporcionar aptidão para optar pelos melhores instrumentos considerando custo-benefício e treinar o uso das principais ferramentas de avaliação. Ementa: A pesquisa em psicopatologia. Os transtornos mentais como variáveis dependentes, independentes e intervenientes e a sua importância. Principais instrumentos e métodos da pesquisa em psicopatologia. Treinamento de instrumentos específicos. Bibliografia Principal: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014. CICCHETTI, D. (org.). Developmental psychopathology, theory and method. Hoboken: John Wiley & Sons, 2016. QUEVEDO, J.; IZQUIERDO, I. Neurobiologia dos transtornos psiquiátricos. Porto Alegre: Artmed. Bibliografia Complementar: KAPCZINSKI, F.; IZQUIERDO, I.; QUEVEDO, J. Bases biológicas dos transtornos psiquiátricos: uma abordagem translacional. Porto Alegre: Artmed, 2009. MADDUX, J.E.; WINSTEAD, B.A. (org.). Psychopathology: foundations for a contemporary understanding. Abingdon: Routledge, 2015. SADOCK, B.J.; SADOCK, V.A.; RUIZ, P. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. Porto Alegre: Artmed, 2016. Técnicas avançadas em pesquisas quantitativas Código: 2326 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Discutir a relevância e a aplicabilidade dos métodos de análise de dados quantitativos multivariados. Apresentar técnicas e estratégias de análise de dados quantitativos multivariados. Ementa: Análise multivariada de dados. Regressão múltipla e hierárquica. Moderação. Mediação. MANOVA. MANCOVA. Análise fatorial exploratória. Análise fatorial confirmatória. Modelagem de equações estruturais. Bibliografia Principal: BYRNE, B.M. Structural equation modeling with Mplus: basic concepts, applications, and programming. New York: Routledge, 2013. HAIR, J.E. et al. Multivariate data analysis. 8th ed. Boston: Cengage, 2018. HAYES, A.F. Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis. New York: The Guilford Press, 2013. Bibliografia Complementar: COZBY, P.C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003. CRESWELL, J.W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage, 2009. FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2009. Tecnologias de ensino para práticas de laboratório em psicologia experimental Código: 2346 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Capacitar o futuro professor para utilização de ferramentas tecnológicas para o ensino de práticas de laboratórios em psicologia. Ementa: A aprendizagem experiencial. Ferramentas tecnológicas para aulas experienciais. Demonstração de atividades simuladas para aulas práticas de laboratório sobre atenção, sensação, percepção, memória, consciência, orientação, linguagem, tempo de reação, atitudes, psicometria. Preparação do laboratório para as aulas práticas. Avaliação da aprendizagem experiencial. Bibliografia Principal: Beard, C.M.; Wilson, J.P. Experiential learning: a best practice handbook for educators and trainers. 2nd ed. London: Kogan Page, 2006. SOUZA, F.M.S, F.; MARTINS, L.A. Elementos de psicologia experimental. Goiânia: Novas Edições Acadêmicas, 2015. WURDINGER, S.D.; MARLOW, L. Using experiential learning in the classroom: practical ideas for all educators. Lanham: Scarecrow Education, 2005. Bibliografia Complementar: LANG, J. M. Distracted: why students can't focus and what you can do about it. New York: Basic Books, 2020. LOPES, C. Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2004. SANCHO, J.M., (org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998. Estágio em docência na graduação III Código: 2363 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografia Estágio em docência na graduação IV Código: 2364 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografia Estágio em docência na graduação V Código: 2365 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografia Estágio em docência na graduação VI Código: 2366 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografia Estágio em docência na graduação VII Código: 2367 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografia Estágio em docência na graduação VIII Código: 2368 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografia Estágio em docência na graduação IX Código: 2369 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografia Estágio em docência na graduação X Código: 2370 Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografia Do aproveitamento de disciplinas
Disciplinas Obrigatórias
Epistemologia
Código: 2300Estágio em docência na graduação I
Código: 2361Estágio em docência na graduação II
Código: 2362Ensino em psicologia
Código: 2301Exame de qualificação do doutorado *
Código: 2302Produção científica no doutorado *
Código: 2304Tese *
Código: 2306
Disciplinas Optativas
Métodos quantitativos
Código: 2308
Métodos conceitual e qualitativos
Abordagens teóricas em psicanálise
Abordagens teóricas em psicologia social
Abordagens teóricas em família, casal e criança
Abordagens teóricas em clínica e neurociências
Abordagens teóricas em saúde e desenvolvimento humano
Disciplinas Eletivas
Psicanálise e corpo
Relações de objeto
Questões em clínica psicanalítica
Cognição social
Psicologia das massas
Psicologia, racismo e violência
Clínica dos primórdios e constituição psíquica
Conjugalidades contemporâneas
Processos de subjetivação e vínculos familiares
Current trends in neuroscience
Principles of cognitive neuroscience
Parentalidade e desenvolvimento humano
Temas em psicanálise 1
Temas em psicanálise 2
Temas em psicologia social 1
Temas em psicologia social 2
Temas em família, casal e criança 1
Temas em família, casal e criança 2
Temas em clínica e neurociências 1
Temas em clínica e neurociências 2
Temas em saúde e desenvolvimento 1
Temas em saúde e desenvolvimento 2
Neuropsicologia clínica
Avaliação e reabilitação neuropsicológica ao longo do ciclo vital
Avaliação psicológica na infância
Pesquisa em psicopatologia descritiva
Técnicas avançadas em pesquisas quantitativas
Tecnologias de ensino para práticas de laboratório em psicologia experimental
Estágio em docência na graduação III
Estágio em docência na graduação IV
Estágio em docência na graduação V
Estágio em docência na graduação VI
Estágio em docência na graduação VII
Estágio em docência na graduação VIII
Estágio em docência na graduação IX
Estágio em docência na graduação X
No Doutorado:
Do total de créditos mínimos necessários para o Doutorado, até 18 créditos podem vir de aproveitamento. Esse aproveitamento pode ser do tipo validação de créditos (como no currículo vigente, em que os créditos são aproveitados em bloco) ou equivalência de disciplinas (em que as disciplinas são equivalidas de acordo com o cumprimento da ementa e avaliação da comissão de pós- graduação). No caso de validação de créditos, o aproveitamento se daria em créditos de eletivas. No caso de equivalências, os até 18 créditos podem decorrer da equivalência de até 6 créditos de obrigatórias, até 6 créditos de optativas (3 créditos do grupo de Métodos e 3 do grupo de Abordagens teóricas) e até 9 créditos de eletivas. A soma das equivalências não poderá passar dos 18 créditos, distribuídas conforme especificado.
No Mestrado:
Do total de créditos mínimos necessários para o Mestrado, até 3 créditos podem vir de aproveitamento. Esse aproveitamento somente pode ser do tipo validação de créditos de eletivas.