Clique nas disciplinas para mais informações
Epistemologia Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre os impasses epistemológicos constitutivos da Psicologia, em particular dentro do campo de estudos do doutorado, refinando o instrumental metodológico para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, e da dissertação e da tese. Ementa: Condições de surgimento da Psicologia, debates filosóficos clássicos em Epistemologia, o estatuto científico da Psicologia, a questão da demarcação e das abordagens metodológicas em Psicologia Clínica. Bibliografia Principal: FOUCAULT, M. La psychologie de 1850 à 1950. Dits et écrits. Paris: Gallimard, 1994. POPPER, K.R. Conjecturas e refutações. Brasília: Editora da UnB, 1980. STENGERS, I. A invenção das ciências modernas. São Paulo: Editora 34, 2002. Bibliografia Complementar: BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1938. CHALMERS, A. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1983. GASTON-GRANGER, G. A ciência e as ciências. São Paulo: UNESP, 1993.Epistemologia
Código: 2300
Estágio em docência na graduação I Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografiaEstágio em docência na graduação I
Código: 2361
Estágio em docência na graduação II Critério de avaliação: 12 Objetivos: Desenvolver habilidade de planejar e ministrar aulas. Ementa: Atividade de ensino em disciplina do curso de graduação, com aprovação do professor orientador e sob orientação e supervisão do professor da disciplina. Esta atividade não deverá ultrapassar um terço da carga horária da respectiva disciplina. Sem bibliografiaEstágio em docência na graduação II
Código: 2362
Ensino em psicologia Critério de avaliação: 12 Objetivos: Capacitar o discente em aspectos básicos do ensino superior em psicologia, fomentando habilidades para planejar, organizar, desenvolver e avaliar uma disciplina. Ementa: Caracterização do perfil profissional do professor. Discussão sobre o papel do docente. Relação docente-discente. Habilidades e competências relevantes para o ensino de psicologia. Desenvolvimento de plano de aula. Seleção e uso de referências bibliográficas. O ensino não-presencial e não-síncrono. Novas ferramentas e tecnologias de ensino. Elaboração de materiais audiovisuais. Uso de recursos didáticos. Estratégias de avaliação discente e docente. Bibliografia Principal: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. JARVIS, M. The psychology of effective learning and teaching. Cheltenham: Nelson Thornes, 2005. SEKKEL, M.C.; BARROS, C.C. (org.). Licenciatura em psicologia: temas atuais. São Paulo: Zagodoni, 2013. Bibliografia Complementar: AZZI, R.G.; BATISTA, S.H.S.S.; SADALLA, A.M.F.A. (org.). Formação de professores: discutindo o ensino de Psicologia. 2ª ed. Campinas: Alínea, 2016. BORDENAVE, D.J.; PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1977. KUH, G.D. et al. Student success in college: Creating conditions that matter. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2011.Ensino em psicologia
Código: 2301
Exame de qualificação do doutorado * Critério de avaliação: 13 Objetivos: Realizar a qualificação do projeto de pesquisa de doutorado. Ementa: Exame a ser realizado no campo de conhecimento em que se insere a Tese, devendo incluir a apresentação e defesa oral do projeto de Tese de Doutorado. Sem bibliografiaExame de qualificação do doutorado *
Código: 2302
Produção científica no doutorado * Critério de avaliação: 13 Objetivos: O objetivo desta disciplina é fomentar a divulgação de resultados da pesquisa realizada à comunidade científica e à sociedade em geral. Pretende-se, com esse recurso, ampliar e qualificar a produção discente, tendo em vista que a produção intelectual é um dos indicadores de excelência na formação acadêmica. Ementa: Submissão de dois artigos relacionados à pesquisa de Tese, visando à publicação em periódicos nacionais ou internacionais devidamente indexados e qualificados. Sem bibliografiaProdução científica no doutorado *
Código: 2304
Tese * Critério de avaliação: 13 Objetivos: Elaborar a tese de doutorado. Ementa: Promover o desenvolvimento da tese de doutorado. Sem bibliografiaTese *
Código: 2306
* Disciplina de zero crédito; todas as demais disciplinas são de 3 créditos.