facebook circular logo Youtube PSI-PUC-RIO Youtube PSI-PUC-RIO

silvia.zornig@gmail.com

Informações Adicionais: Professor Associado
Linha de pesquisa: Linha 3 - Família, Casal e Criança: Teoria e Clínica

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1975), mestrado em Saúde Mental pela Universidade de Colúmbia, Nova York (1979), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ, bolsa CNPq (1999/2001). Professora associada, do programa de Pós-Graduação e Graduação do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro .Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica com crianças da PUC-Rio. Membro do GT da ANPEPP, Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em diferentes contextos. Co-coordenadora do acordo internacional estabelecido entre o Laboratório de Psicopatologia, Psicanálise e Perinatalidade, da Universidade Paris-Descartes e a PUC-Rio. Coordenadora nacional da pesquisa internacional sobre O Brincar, Arte e Criação, estabelecida com o Centro de Pesquisa em Psicopatologia e Psicologia Clínica da Universidade Lumière Lyon 2. Professora visitante do Instituto de Psicologia da Universidade Paris-Descartes ( 2013, 2014, 2015, 2016) e da Universidade Lumière Lyon 2 (2016, 2017). Coordenadora do Laboratório sobre Clínica Psicanalítica e Constituição Psíquica (LABPSI). Ex presidente ( 2008-2010) e membro fundador da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê (ABEBE). Membro da World Association for Infant Mental Health (WAIMH). Membro da Associação Brasileira Universitária de Psicopatologia Fundamental. Membro-psicanalista da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle. Membro do Comitê Editorial das revistas internacionais Cliniques e Champ Psychossomatique. Atua nas áreas de Psicologia, Psicanálise e Clínica da Infância e da Adolescência, desenvolvendo pesquisas sobre os processos de simbolização primários, clínica dos primórdios e o processo de construção da paternidade e da maternidade. Coordenadora do Laboratório Constituição Psíquica e Clínica Psicanalítica (site: www.labpsi.com.br)