facebook circular logo Youtube PSI-PUC-RIO Youtube PSI-PUC-RIO

andreasm@puc-rio.br

Informações Adicionais: Professor Associado
Linha de pesquisa: Linha 3 - Família, Casal e Criança: Teoria e Clínica

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), especialização em Psicoterapia de Grupo pela SPAG-E-Rio (1996), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado em Birkbeck College University of London. Atualmente é Bolsista Produtividade do CNPq 1D, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenadora do LEFaC (Laboratório de Estudos em Família e Casal), Membro do GT da ANPEPP “Casal e família: estudos psicossociais e psicoterapia”, da Associação Internacional de Psicanálise de Família e Casal - AIPCF e Editora Associada da Revista Psicologia Clínica. Participa de convênio internacional com o com o Laboratório: « Psychologie Clinique, Psychopathologie, Psychanalyse », da Universidade Paris-Descartes. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, atuando em Psicoterapia de Família e Casal. Orientou 9 teses (desde 2011), 24 dissertações (desde 2006), 31 monografias de especialização (desde 2006), 63 monografias de graduação, 26 trabalhos de iniciação científica. Publicou 65 artigos, 29 capítulos de livro e organizou 2 coletâneas. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: família, casal, psicoterapia familiar, articulação entre teorias sistêmicas e psicanalíticas, conjugalidade, parentalidade, fratria, violência familiar, luto, psicanálise.