J. Landeira-Fernandez

bt lattes

Informações Adicionais: Professor Associado
Linha de pesquisa: Linha 4 – Clínica e Neurociências

Possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio (1981-1985), mestrado em Psicologia Experimental pela USP (1986-1988) e doutorado em Neurociência Comportamental pela UCLA (1989-1994). É fundador e atual presidente do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC). Fundador e atual diretor do Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental (NNCE), que é composto pelo Laboratório de Neurociência Comportamental (LANEC), Laboratório de Análise de Dados (LAND) e Laboratório de Clínica e Neurociências (LACLIN). Fundador e atual editor do periódico Psychology & Neuroscienc. Atual presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e compõe a diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Professor Titular da UNESA, onde foi diretor do curso de psicologia entre 1996 a 2000. É também Professor Associado do Departamento de Psicologia da PUC-Rio onde é o atual diretor. Orientou 22 alunos de mestrado e 6 de doutorado. Atua e possui ampla experiência em pesquisa básica, onde utiliza modelos animais para investigar circuitarias neurais envolvidas na origem dos transtornos de ansiedade e desenvolve duas linhagens de animais com baixa e alta ansiedade denominadas de "Cariocas com Alto Congelamento" (CAC) e "Cariocas com Baixo Congelamento" (CBC). Em relação às pesquisas em seres humanos, tem interesse na validação de instrumentos capazes de quantificar diferentes características emocionais e cognitivas, com recente foco em aspectos neuropsicológicos do desenvolvimento infantil. Possui, ainda, interesse e atuação em pesquisas relacionadas ao currículo da Psicologia e à formação profissional do psicólogo. Publicou mais de 140 artigos em periódicos brasileiros e internacionais e capítulos de livros. Finalmente, é autor do livro intitulado "Cinema e Loucura", finalista do Prêmio Jabuti na categoria de Ciências da Saúde.

Página do laboratório: www.ibnec.org

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio