Leonardo Fernandes Martins

leomartinsjf@gmail.com

Informações Adicionais: Professor Assistente
Linha de pesquisa: Linha 2 - Psicologia Social: Indivíduo e Sociedade

Doutor em Psicologia pela UFJF com bolsa Sandwich/CAPES para estágio de pesquisa no exterior na University of Kansas Medical Center, cursando disciplinas no KU Quantitative Psychology Program. Seu projeto de doutorado teve como tema o desenvolvimento de uma ferramenta Open Source de E-health para Avaliação Uso Abusivo de Álcool e sua prevenção (financiado pela FAPEMIG, e PROCAD/UFJF/UNIFESP/CNPq). Foi integrante do projeto multicêntrico E-health Project da Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal de Juiz de Fora. É Mestre em Psicologia pela UFJF com ênfase em processos psicossociais em saúde e avaliação de condições de trabalho e adoecimento de profissionais da Atenção Primária à Saúde. Tem experiência nas áreas de Psicometria, Avaliação Psicológica, Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos, Estatística Aplicada e uso de ferramentas Open Source com aplicações na área de Saúde no Trabalho, Políticas de Saúde e Avaliação de Redes de Serviços de Saúde. É membro do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas-CREPEIA e da Rede Latino Americana de Pesquisa sobre Estigma e Drogas. Possui experiência na gestão de projetos de pesquisa e extensão envolvendo Ministério da Saúde DECIT, Ministério da Justiça SENAD e outras agências de fomento. Foi coordenador de curso e professor titular I do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio de Sá de Juiz de Fora, sendo também membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante, supervisor de estágio em clínica e orientador de projetos de iniciação científica. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Salgado de Oliveira, vinculado à linha de Cognição Social, Organizações e Trabalho orientou trabalhos de mestrado e doutorado, além de ter lecionado a disciplina Tópicos Especiais em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Métodos Quantitativos Avançados I e II com ênfase na modelagem de variáveis latentes em contextos aplicados à Pesquisa em Psicologia e Psicometria. Tem importante experiência como consultor em Psicometria e Modelagem Estatísticas, com ênfase em Mplus e R, além de experiência com softwares para análise qualitativa, tal como Altas.Ti, NVivo e Iramuteq. Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS) e membro do GT Cultura Organizacional e Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP.