Luciana Fontes Pessoa

luciana_pessoa@puc-rio.br

Informações Adicionais: Professor Adjunto
Linha de pesquisa: Linha 5 - Saúde e Desenvolvimento Humano

Professora Adjunta e Coordenadora de Graduação do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atual Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento.Membro da diretoria desde o biênio 2016-2018 da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento Humano.Realizou seu segundo Pós-Doutorado, na área de Psicologia do Desenvolvimento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro contemplada com a bolsa CAPES/FAPERJ Edital_10, possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Evolucionista, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem inicial, características da fala materna, interação mãe-bebê, trajetórias de socialização, parentalidade, crenças parentais e desenvolvimento do self. É coordenadora do grupo de pesquisa Desenvolvimento: biologia e cultura da PUC-Rio (do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq) e membro e pesquisadora desde 1997 do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento, coordenado pela Profa. Dra. Maria Lucia Seidl de Moura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É integrante do Grupo de Trabalho Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos da ANPEPP.